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CLUBE EUROPEU da ESEQ

 Clube Europeu                                                                              Última actualização: 07-10-2022 17:49


Atividades 2021/22

Mobilidade Estudantil, Línguas e Culturas

 

À semelhança de anos letivos anteriores, o Clube Europeu da ESEQ dinamizou uma sessão aberta, proporcionando aos alunos interagir com estudantes estrangeiros que se encontram a frequentar a Faculdade de Letras da Universidade do Porto, no âmbito de programas de mobilidade estudantil.

Esta sessão assumiu-se como altamente enriquecedora, tendo os discentes participado ativamente na mesma, colocando questões sobre aspetos culturais inerentes aos diversos países de origem dos estudantes convidados, designadamente Luxemburgo, Bélgica, Brasil, Turquia e Noruega. Exploraram-se ainda aspetos relacionados com programas europeus de mobilidade transnacional, nomeadamente vantagens e constrangimentos vivenciados pelos presentes. Os nossos alunos tiveram a oportunidade de falar em línguas estrangeiras num contexto de interação intercultural real e autêntica. Treinaram-se competências de produção oral visando uma preparação para a arte de bem falar em público.

Durante a sessão os alunos da ESEQ reforçaram competências linguísticas e sociais e sentiram-se mais motivados, certos de que um dia participarão em projetos idênticos. Os nossos jovens ficaram convictos de que os programas de mobilidade estudantil se assumem como imprescindíveis à integração plena no mundo do trabalho, à realização pessoal e ao exercício de uma cidadania ativa.

 

Calcorreando Terras Madrilenas

Ao longo do presente ano letivo, e vivenciando ainda inúmeros constrangimentos sociais inerentes a um ambiente de pandemia, os alunos do Clube Europeu da ESEQ foram aprimorando expectativas alusivas a uma saída do país.

A cidade de Madrid foi conquistando a curiosidade e o interesse dos alunos, tendo presente a grande variedade de atrações turísticas prontas a desfrutar. Como trabalho prévio de preparação para a visita, os alunos foram descobrindo, em atividades de pesquisa online, referências no mundo da arte, lazer, património, gastronomia, compras e outras.

Chegados à cidade, caminhar pelas ruas revelou-se, por si só, uma atração. A exploração do centro histórico assumiu-se como um dos pontos altos da viagem, destacando-se a visita ao Palácio do Oriente, Catedral da Almudena, Mercado de São Miguel, Praça Maior e Portas do Sol. Os alunos percecionaram a alegria contagiante dos madrilenos e o ambiente caloroso e multicultural das esplanadas e mercados. A visita ao Parque  Europa permitiu reforçar conhecimentos inerentes ao velho continente e à União Europeia, tendo proporcionado aos alunos uma “visita” pelas cidades de Berlim, Copenhaga, Londres, Lisboa, Roma e outras ao visualizar réplicas de monumentos emblemáticos destas cidades.

O Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia providenciou aos alunos um encontro com as obras de Picasso, nomeadamente Guernica, e ainda de outros pintores de referência como Dali, Miró e Juan Gris. Os discentes admiradores do desporto, particularmente de futebol, usufruíram ainda de um momento inesquecível com a visita ao estádio do Atlético de Madrid, espaço também dedicado a grandes concertos do panorama internacional e devidamente assinalado no parque exterior com a sua altiva bandeira vermelha e branca e a estátua do Urso e do Medronheiro.

O terceiro e último dia da visita foi preenchido com a visita ao Parque Warner, onde os alunos puderam desgastar as últimas energias, desfrutando das atrações alusivas a   diversas áreas temáticas.

Aquando do regresso, o cansaço estava patente nos rostos dos jovens, mas em simultâneo, emanava um sentimento de satisfação pela oportunidade de terem conhecido novas realidades, pela abertura de novos horizontes e pelo reforço dos laços sociais.

 

 

Atividades 2020/21

 

2021, Ano Europeu do Transporte Ferroviário

Tendo presente a iniciativa da Comissão Europeia – “2021, Ano Europeu do Transporte Ferroviário”, o Clube Europeu da ESEQ decidiu celebrar esta ação, visando sensibilizar a comunidade educativa para os benefícios do comboio como meio de transporte seguro e sustentável, que liga regiões e pessoas não só por toda a Europa como por múltiplas regiões do mundo.

Os professores de línguas estrangeiras (Inglês e Espanhol) proporcionaram aos alunos inúmeras “viagens” míticas! Visitaram as paisagens da Patagónia, apreciaram as Montanhas Rochosas, a deslumbrante Cote d’Azur, e os parques da Califórnia. Os discentes participantes admiraram a elegância do Expresso do Oriente, o luxo do Rovos Rail, a velocidade dos comboios Shinkansen, a imponência do Rocky Mountaineer, a história do Tren del fin del Mundo, o exotismo do Maharaja Express e as maravilhas do comboio do Douro.

As várias atividades desenvolvidas pelos alunos procuraram salientar a dimensão multifacetada do transporte ferroviário. Assim, os mesmos puderam constatar que o comboio se assume como um meio de transporte que combina o luxo, o requinte, a aventura e o mistério, assumindo-se como meio privilegiado de interligação entre povos e culturas e contribuindo para o reforço de uma economia mais limpa e inovadora.

Viajar de comboio permite repousar na paisagem apreciando as imagens que vão deslizando pela janela, possibilita relaxar a mente, observar percursos fascinantes e absorber diferentes formas de ser. Viajar de comboio é chegar mais depressa de forma mais confortável. É acima de tudo uma atitude ecológica.

Deste modo, as atividades desenvolvidas inerentes a esta temática permitiram aos alunos da ESEQ sonharem com viagens, sentirem a vontade de partir e deleitarem-se com a sensação do regresso.

Maria Albertina Anjo

 

Atividades 2019/20

 

Atividades 2018/19

 

 

Halloween na ESEQ.

No dia 31 de Outubro celebrou-se o Halloween na ESEQ. Algumas turmas assistiram ao filme de Tim Burton “ The nightmare before Christmas”, no Auditório da escola. Foram momentos de descontração, boa disposição e partilha. Os alunos do 8.ºB colaboraram  nas atividades de celebração do Halloween. No Auditório da ESEQ receberam os alunos das várias turmas, tendo-se trajado para o efeito, e distribuiram doçuras. Na sala de professores, ofereceram um bolo e outras doçuras decoradas por eles. Os alunos Helder Monteiro e Gaspar Pinto, do 12 M, colaboraram na parte técnica com profissionalismo e boa disposição. Bons momentos!

DIA MUNDIAL DA MÚSICA

No dia 1 de outubro celebrou-se o Dia Mundial da Música na ESEQ. Algumas turmas, acompanhadas pelos respetivos docentes, concentraram-se no pátio interior da escola, local acolhedor e aprazível. Os alunos deliciaram-se com alguns trechos musicais interpretados pela orquestra de cordas da Associação Pró-Música da Póvoa de Varzim. É de sublinhar que alguns dos músicos são também alunos da ESEQ, cujos colegas fizeram questão de apoiar a atuação com sugestivos cartazes. Este momento de descontração permitiu o contacto direto dos alunos com esta linguagem universal capaz de relaxar, alegrar e trazer à superfície lembranças e saudades ao som do Andante Festivo de Sibelius, dos Undisclosed Desires dos Muse e  ainda de Set Fire to the Rain de Adele.

As emoções vivenciadas pelos alunos estiveram bem evidentes na forma como estes reagiram, cantando e movimentando-se ao ritmo das vibrações sonoras, pedindo um encore quando os últimos acordes se fizeram ouvir.

Agradecemos a disponibilidade, profissionalismo e boa disposição que esta orquestra trouxe à nossa escola, proporcionando o acesso dos nossos alunos a uma outra forma de arte.

 

Atividades 2017/18

 

 

 

 

Visita de Estudo a Londres 2017

 

No passado dia 26 de abril, ainda de madrugada, um corpo estudantil de 66 alunos do 10º e 11º ano e professoras da Escola Secundária Eça de Queirós (Póvoa de Varzim) partiram à conquista da capital inglesa.

No primeiro dia realizou-se um percurso pedonal pelos seguintes locais: London Eye, Westminster Bridge, Big Ben, Houses of Parliament, Westminster Abbey, Downing Street, Banqueting House, Trafalgar Square e National Gallery.

O jantar teve lugar no Hard Rock Café e houve ainda um passeio por Piccadilly e Leicester Square.

O segundo dia incluiu uma visita ao Museu de Cera Madame Tussauds e ao Museu Britânico. Realizou-se igualmente uma visita pela cidade de Londres em autocarro panorâmico com audioguias e um passeio de barco no Rio Tamisa.

O jantar realizou-se no Planet Hollywood.

No terceiro dia houve uma visita ao Camden Town Market, ao Museu de História Natural, Museu da Ciência e Torre de Londres. No mesmo dia realizou-se igualmente um percurso pedonal pelos seguintes locais: Tower of London, Tower Bridge, Shakespeare’s Globe Theatre, Tate Modern, Millennium Bridge e St. Paul’s Cathedral.

O jantar realizou-se num típico pub inglês. O dia terminou com um passeio por Soho e Chinatown.

Para concluir e tendo como base a opinião geral dos estudantes que participaram nesta visita de estudo, a visita a Londres foi verdadeiramente enriquecedora e marcante. E, sem dúvida, uma viagem inesquecível para todos quantos nela participaram.

 

A professora

Íris Seixas

 
 
 

Clube Europeu ESEQ

O Clube Europeu da ESEQ visa criar entre os seus membros um verdadeiro espírito europeu de cidadania ativa e transmiti-lo aos outros membros da comunidade educativa. Pretende-se que este projeto contribua para a formação e envolvimento dos alunos da ESEQ no plano de construção europeia, incrementando a sua participação, reforçando a protecção dos seus direitos e valores, fortalecendo assim a identidade e os valores europeus. Este clube procurará, ainda, dar um firme contributo na concretização/execução dos compromissos assumidos pela ESEQ e que constam do Projeto Educativo deste estabelecimento de ensino.

O regulamento interno do Clube Europeu orienta os objetivos, o regime de funcionamento do clube e os direitos e deveres de todos os seus membros.

Não se pretende que este documento seja rígido e concluído. Toda a comunidade escolar é convidada a dar o seu contributo no aperfeiçoamento contínuo desta “lei interna” criticando construtivamente de modo a possibilitar adequados reajustamentos se necessários.

Objetivos

  • Contribuir para a formação e consolidação de uma consciência europeia;

  • Promover o exercício da cidadania europeia;

  • Contribuir para a compreensão de pluralismo europeu, nas suas semelhanças e nas suas diferenças;

  • Promover o respeito pela multiculturalidade das sociedades atuais;

  • Sensibilizar a comunidade escolar para os problemas ambientais;

  • Incentivar nos alunos o gosto pela descoberta e o prazer pelo conhecimento;

  • Rentabilizar os tempos livres dos alunos de uma forma didática, cultural e recreativa;

  • Valorizar o contributo das novas tecnologias de informação e de comunicação;

  • Fomentar a interdisciplinaridade;

  • Promover o intercâmbio;

  • Promover o conhecimento do património cultural e natural da Europa e dos problemas contemporâneos que a Europa enfrenta;

  • Contribuir para a compreensão e tolerância recíprocas;

  • Motivar a participação ativa e responsável de um elevado número de alunos na comemoração do Dia da Europa.

Regulamento

  • A inscrição é facultativa, podendo existir entradas de alunos ao longo do ano;

  • A admissão ou rejeição de elementos para o Clube é da competência do Coordenador do Clube;

  • Deixarão de fazer parte do Clube os alunos que tenham desistido da Escola durante o decorrer do ano letivo;

  • Terão de abandonar o Clube Europeu todos os alunos que prejudiquem os interesses, a ordem e o bom nome do Clube;

  • A readmissão ao Clube depende do Conselho Executivo e do Coordenador do Clube;

  • A afixação de documentos fica dependente da autorização do Diretor;

  • Todo o material afixado ou distribuído no recinto escolar deve ter a identificação dos responsáveis pelo seu conteúdo e pela sua afixação;

  • As deslocações para o exterior implicam a autorização do Conselho Pedagógico e a autorização  do Encarregado de Educação;

  • Informar o Diretor de Turma sobre saídas autorizadas pelo Conselho Pedagógico e colaborar com os órgãos de direção;

  • Promover atividades que visem a angariação de fundos destinados a iniciativas diversas do clube, desde que supervisionados pelos professores responsáveis e autorizadas pelo Diretor;

  • Ter acesso a materiais e equipamento escolares em boas condições e saber zelar pelo bom estado dos referidos materiais e equipamentos.

 Compete ao Coordenador:

  • Elaborar Plano Anual de Atividades;

  • Ter hora de atendimento;

  • Reunir, sempre que necessário, com o Diretor;

  • Admitir e readmitir elementos;

  • Zelar pelo bom nome da ESEQ, do clube e promover o seu desenvolvimento;

  • Representar, sempre que possível, o Clube nos atos oficiais;

  • Apresentar ao Diretor qualquer proposta de alteração do regulamento interno do Clube;

  • Cumprir e fazer cumprir o regulamento interno do Clube;

  • Zelar e gerir as instalações, equipamentos e outros bens do Clube;

  • Assinar documentos do Clube;

  • Gerir as verbas resultantes de contribuições dos membros, receitas de atividades do Clube, subsídios e doações de entidades públicas e privadas;

  • Elaborar Relatório Anual de Atividades.

Deveres dos membros do clube:

  • Promover o são convívio entre todos, no mútuo respeito, disciplina e colaboração;

  • Promover, sugerir e participar em atividades do Clube;

  • Participar, no âmbito das suas funções, em iniciativas de caráter cultural, recreativo ou qualquer outro promovido por diferentes projetos escolares;

  • Zelar pela preservação, conservação e asseio da escola, nomeadamente no que diz respeito a instalações, material didático, mobiliário e espaços verdes, fazendo uso adequado dos mesmos;

  • Ser assíduo e pontual, responsabilizando-se pelo cumprimento das tarefas que lhe estão atribuídas;

  • Usar a moderação nas atitudes e linguagem nas instalações da escola;

  • Usar vestuário e calçado adequado às circunstâncias e atividades;

  • Conhecer a legislação em vigor que direta ou indiretamente lhe diga respeito;

  • Cumprir e fazer cumprir o regulamento interno da escola e do clube;

  • Acatar as deliberações do Coordenador e cumprir as resoluções;

  • Cooperar com todos os elementos da comunidade educativa no desenvolvimento de uma cultura de cidadania através da promoção de regras de convivência na escola;

  • Não recorrer a hábitos e/ou passatempos ilícitos;

  • Propor outros elementos para o Clube com requisitos para tal.

 Direitos dos membros do clube:

  • Participar nas atividades promovidas pelo Clube;

  • Ser atendido pelo Coordenador do Clube;

  • Apresentar propostas de atividades úteis para a concretização dos objectivos e bom funcionamento do Clube;

  • Requerer admissão ou readmissão;

  • Conhecer as atividades a desenvolver pelo Clube;

  • Usufruir de materiais e equipamentos em boas condições;

  • Utilizar os materiais e equipamentos do Clube sob a autorização do Coordenador;

  • Apresentar críticas, sugestões ou reclamações relativas ao funcionamento do Clube ao Coordenador do Clube;

  • Ver reconhecido e valorizados o mérito, a dedicação e o esforço nos trabalhos desenvolvidos no âmbito do Clube Europeu.

Outros aspetos:

  •  O horário de funcionamento do Clube é definido pelo Diretor, sob proposta do seu Coordenador e tendo em conta a disponibilidade dos alunos.

  • O presente regulamento pode ser objeto de atualização sempre que se justifique e se considere necessário, ficando a sua ratificação dependente do parecer dos órgãos próprios da escola.