Escola Secundária Eça de Queirós (401675) Contacto Póvoa de Varzim Como Chegar - Ver Mapa
|
|
![]() |
CLUBE EUROPEU da ESEQ |
Clube Europeu Última actualização: 27-06-2024 10:58
Atividades 2023/24 O Clube Europeu da ESEQ dinamizou uma sessão de sensibilização visando incentivar os jovens ao exercício dos deveres de cidadania europeia. Esta atividade foi realizada com o apoio da Casa da Juventude da Póvoa de Varzim.
Sessão aberta “Aparece e Vota!” - organizada pelos alunos do Clube Europeu da ESEQ Autor da foto: Nuno Pereira
O Clube Europeu da ESEQ convidou a organização “Understanding Europe”, tendo como objetivo dinamizar o debate entre alunos e procurando otimizar a participação cívica dos mesmos, contribuindo assim para uma Europa plural e mais democrática.
Workshop “EU Crash Course”- organizada pelos alunos do Clube Europeu da ESEQ Autor da foto: Beatriz Flores
A ESEQ marcou presença na sessão internacional do Parlamento Europeu dos Jovens (PEJ/EYP), tendo contado com a participação do aluno Afonso Pimenta de Eça Guimarães, do 12.º M. Este evento realizou-se em Malmö, na Suécia, de 7 a 10 de março, visando a promoção do papel ativo dos jovens na definição do futuro da Europa.
O Clube Europeu da ESEQ dinamizou uma sessão aberta no âmbito da diversidade e multiculturalidade, tendo como oradores convidados quatro estudantes oriundos de países estrangeiros pertencentes ao programa Erasmus.
Sessão Aberta “Abraço de Culturas”- organizada pelos alunos do Clube Europeu da ESEQ Autor da foto: Nuno Pereira
A ESEQ esteve presente na sessão regional do Parlamento Europeu dos Jovens (PEJ/EYP) que teve lugar em Viana do Castelo nos dias 1, 2 e 3 de março. Os seis alunos participantes (Ana Rita Marinho, Beatriz Fontes, Gonçalo Alves, Maria João Sencadas, Raina Glufke e Selma Nejmeddine) tiveram a oportunidade de debater, em inglês, ideias alusivas a assuntos da atualidade Europeia.
A ESEQ marcou presença na sessão nacional do Parlamento Europeu dos Jovens (PEJ/EYP), tendo contado com a participação do aluno Afonso Pimenta de Eça Guimarães. Este evento realizou-se em Bragança, de 7 a 10 de setembro, visando a promoção do papel ativo dos jovens na definição do futuro da Europa
Atividades 2022/23 O Clube Europeu da Escola Secundária Eça de Queirós da Póvoa de Varzim organizou uma visita de estudo a Dublin de 26 a 29 de abril. Esta viagem proporcionou aos alunos mergulhar na cultura celta, possibilitando explorar esta bonita cidade, repleta de cor e tradição.
Alunos do Clube Europeu da ESEQ em Dublin – Catedral de S. Patrício Autor da Foto: Maria Laúndos
E o Japão aqui tão perto! A ESEQ deu as boas vindas a uma estudante oriunda do Japão no final do primeiro período. A sessão aberta dinamizada pelo Clube Europeu proporcionou aos alunos um diálogo intercultural, consciencializando-os para a importância da diversidade num mundo dominado pela globalização e homogeneização cultural.
O Clube Europeu da Escola Secundária Eça de Queirós da Póvoa de Varzim promoveu a participação de seis alunos na sessão regional do Parlamento Europeu dos Jovens (PEJ/EYP) que se realizou na cidade de Guimarães, nos dias 11,12 e 13 de novembro. Foto 1 Alunos do Clube Europeu da ESEQ participantes na sessão regional do PEJ/EYP Autor da Foto: Gonçalo Leonor Foto 2 Alunos do Clube Europeu da ESEQ participantes no PEJ/EYP e docente acompanhante Autor da foto: Gonçalo Leonor
Atividades 2021/22
|
||||||||
Mobilidade Estudantil, Línguas e Culturas
À semelhança de anos letivos anteriores, o Clube Europeu da ESEQ dinamizou uma sessão aberta, proporcionando aos alunos interagir com estudantes estrangeiros que se encontram a frequentar a Faculdade de Letras da Universidade do Porto, no âmbito de programas de mobilidade estudantil. Esta sessão assumiu-se como altamente enriquecedora, tendo os discentes participado ativamente na mesma, colocando questões sobre aspetos culturais inerentes aos diversos países de origem dos estudantes convidados, designadamente Luxemburgo, Bélgica, Brasil, Turquia e Noruega. Exploraram-se ainda aspetos relacionados com programas europeus de mobilidade transnacional, nomeadamente vantagens e constrangimentos vivenciados pelos presentes. Os nossos alunos tiveram a oportunidade de falar em línguas estrangeiras num contexto de interação intercultural real e autêntica. Treinaram-se competências de produção oral visando uma preparação para a arte de bem falar em público. Durante a sessão os alunos da ESEQ reforçaram competências linguísticas e sociais e sentiram-se mais motivados, certos de que um dia participarão em projetos idênticos. Os nossos jovens ficaram convictos de que os programas de mobilidade estudantil se assumem como imprescindíveis à integração plena no mundo do trabalho, à realização pessoal e ao exercício de uma cidadania ativa.
|
||||||||
Calcorreando Terras Madrilenas Ao longo do presente ano letivo, e vivenciando ainda inúmeros constrangimentos sociais inerentes a um ambiente de pandemia, os alunos do Clube Europeu da ESEQ foram aprimorando expectativas alusivas a uma saída do país. A cidade de Madrid foi conquistando a curiosidade e o interesse dos alunos, tendo presente a grande variedade de atrações turísticas prontas a desfrutar. Como trabalho prévio de preparação para a visita, os alunos foram descobrindo, em atividades de pesquisa online, referências no mundo da arte, lazer, património, gastronomia, compras e outras. Chegados à cidade, caminhar pelas ruas revelou-se, por si só, uma atração. A exploração do centro histórico assumiu-se como um dos pontos altos da viagem, destacando-se a visita ao Palácio do Oriente, Catedral da Almudena, Mercado de São Miguel, Praça Maior e Portas do Sol. Os alunos percecionaram a alegria contagiante dos madrilenos e o ambiente caloroso e multicultural das esplanadas e mercados. A visita ao Parque Europa permitiu reforçar conhecimentos inerentes ao velho continente e à União Europeia, tendo proporcionado aos alunos uma “visita” pelas cidades de Berlim, Copenhaga, Londres, Lisboa, Roma e outras ao visualizar réplicas de monumentos emblemáticos destas cidades. O Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia providenciou aos alunos um encontro com as obras de Picasso, nomeadamente Guernica, e ainda de outros pintores de referência como Dali, Miró e Juan Gris. Os discentes admiradores do desporto, particularmente de futebol, usufruíram ainda de um momento inesquecível com a visita ao estádio do Atlético de Madrid, espaço também dedicado a grandes concertos do panorama internacional e devidamente assinalado no parque exterior com a sua altiva bandeira vermelha e branca e a estátua do Urso e do Medronheiro. O terceiro e último dia da visita foi preenchido com a visita ao Parque Warner, onde os alunos puderam desgastar as últimas energias, desfrutando das atrações alusivas a diversas áreas temáticas. Aquando do regresso, o cansaço estava patente nos rostos dos jovens, mas em simultâneo, emanava um sentimento de satisfação pela oportunidade de terem conhecido novas realidades, pela abertura de novos horizontes e pelo reforço dos laços sociais.
|
||||||||
Atividades 2020/21
|
||||||||
2021, Ano Europeu do Transporte Ferroviário
Tendo presente a iniciativa da Comissão Europeia – “2021, Ano Europeu do Transporte Ferroviário”, o Clube Europeu da ESEQ decidiu celebrar esta ação, visando sensibilizar a comunidade educativa para os benefícios do comboio como meio de transporte seguro e sustentável, que liga regiões e pessoas não só por toda a Europa como por múltiplas regiões do mundo. Os professores de línguas estrangeiras (Inglês e Espanhol) proporcionaram aos alunos inúmeras “viagens” míticas! Visitaram as paisagens da Patagónia, apreciaram as Montanhas Rochosas, a deslumbrante Cote d’Azur, e os parques da Califórnia. Os discentes participantes admiraram a elegância do Expresso do Oriente, o luxo do Rovos Rail, a velocidade dos comboios Shinkansen, a imponência do Rocky Mountaineer, a história do Tren del fin del Mundo, o exotismo do Maharaja Express e as maravilhas do comboio do Douro. As várias atividades desenvolvidas pelos alunos procuraram salientar a dimensão multifacetada do transporte ferroviário. Assim, os mesmos puderam constatar que o comboio se assume como um meio de transporte que combina o luxo, o requinte, a aventura e o mistério, assumindo-se como meio privilegiado de interligação entre povos e culturas e contribuindo para o reforço de uma economia mais limpa e inovadora. Viajar de comboio permite repousar na paisagem apreciando as imagens que vão deslizando pela janela, possibilita relaxar a mente, observar percursos fascinantes e absorber diferentes formas de ser. Viajar de comboio é chegar mais depressa de forma mais confortável. É acima de tudo uma atitude ecológica. Deste modo, as atividades desenvolvidas inerentes a esta temática permitiram aos alunos da ESEQ sonharem com viagens, sentirem a vontade de partir e deleitarem-se com a sensação do regresso. Maria Albertina Anjo
|
||||||||
Atividades 2019/20 | ||||||||
![]() |
||||||||
![]() |
||||||||
Atividades 2018/19
Atividades 2017/18
Visita de Estudo a Londres 2017
No passado dia 26 de abril, ainda de madrugada, um corpo estudantil de 66 alunos do 10º e 11º ano e professoras da Escola Secundária Eça de Queirós (Póvoa de Varzim) partiram à conquista da capital inglesa. No primeiro dia realizou-se um percurso pedonal pelos seguintes locais: London Eye, Westminster Bridge, Big Ben, Houses of Parliament, Westminster Abbey, Downing Street, Banqueting House, Trafalgar Square e National Gallery. O jantar teve lugar no Hard Rock Café e houve ainda um passeio por Piccadilly e Leicester Square. O segundo dia incluiu uma visita ao Museu de Cera Madame Tussauds e ao Museu Britânico. Realizou-se igualmente uma visita pela cidade de Londres em autocarro panorâmico com audioguias e um passeio de barco no Rio Tamisa. O jantar realizou-se no Planet Hollywood. No terceiro dia houve uma visita ao Camden Town Market, ao Museu de História Natural, Museu da Ciência e Torre de Londres. No mesmo dia realizou-se igualmente um percurso pedonal pelos seguintes locais: Tower of London, Tower Bridge, Shakespeare’s Globe Theatre, Tate Modern, Millennium Bridge e St. Paul’s Cathedral. O jantar realizou-se num típico pub inglês. O dia terminou com um passeio por Soho e Chinatown. Para concluir e tendo como base a opinião geral dos estudantes que participaram nesta visita de estudo, a visita a Londres foi verdadeiramente enriquecedora e marcante. E, sem dúvida, uma viagem inesquecível para todos quantos nela participaram.
A professora Íris Seixas |
||||||||
O Clube Europeu da ESEQ visa criar entre os seus membros um verdadeiro espírito europeu de cidadania ativa e transmiti-lo aos outros membros da comunidade educativa. Pretende-se que este projeto contribua para a formação e envolvimento dos alunos da ESEQ no plano de construção europeia, incrementando a sua participação, reforçando a protecção dos seus direitos e valores, fortalecendo assim a identidade e os valores europeus. Este clube procurará, ainda, dar um firme contributo na concretização/execução dos compromissos assumidos pela ESEQ e que constam do Projeto Educativo deste estabelecimento de ensino. O regulamento interno do Clube Europeu orienta os objetivos, o regime de funcionamento do clube e os direitos e deveres de todos os seus membros. Não se pretende que este documento seja rígido e concluído. Toda a comunidade escolar é convidada a dar o seu contributo no aperfeiçoamento contínuo desta “lei interna” criticando construtivamente de modo a possibilitar adequados reajustamentos se necessários. Objetivos
Regulamento
Deveres dos membros do clube:
Direitos dos membros do clube:
Outros aspetos:
|