Escola Secundária Eça de Queirós (401675)            Contacto

Póvoa de Varzim

 

 

Exames 2020/21

 

Calendário das Provas e Exames Nacionais 2021

 

Contacto da ESEQ para assuntos de exames:

exames@eseq.pt


 Exames e Provas Finais                                                        Última atualização: 06-04-2021 11:02


INFORMAÇÕES RELATIVAS AOS EXAMES – 2021

Pedidos de senha para acesso ao Ensino Superior:

1. Os alunos que pretendam candidatar-se ao ensino superior público devem pedir, antes de se inscreverem nos exames, a senha de acesso ao sistema de candidatura on-line da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), em https://www.dges.gov.pt/online/SenhaAcesso/Pedir.aspx

2. No ato de inscrição nos exames finais nacionais, devem inserir na PIEPE (plataforma de inscrição para os exames) o recibo do pedido de atribuição de senha.

Inscrições para os exames nacionais – plataforma eletrónica (PIEPE) (https://www.dge.mec.pt/plataformas-jne)

 3. O formulário de inscrição é preenchido pelo aluno maior de idade ou, caso seja menor, pelo Encarregado de Educação (selecionar a opção Encarregado de Educação).

4. Prazo de inscrição para a 1.ª fase: de 24 de março a 15 de abril.

5. Prazo de inscrição para a 2.ª fase: de 02 a 06 de agosto.

Manual de Instruções PIEPE| FAQs inscrições PIEPE

 

Quem se deve inscrever nos exames finais nacionais e provas de equivalência à frequência do ensino secundário?

6. Os alunos que pretendam realizar exames finais nacionais nas disciplinas que elejam como provas de ingresso;

7. Os alunos que pretendam realizar provas de equivalência à frequência, para aprovação de disciplinas e conclusão do ensino secundário (estas provas são substituídas por exames finais nacionais quando exista essa oferta);

8. Os alunos que pretendam realizar exames finais nacionais para melhoria de nota, exclusivamente, da prova de ingresso.

Informações adicionais

9. Os alunos que pretendam realizar exames ou provas de equivalência à frequência, têm de se inscrever, obrigatoriamente, na 1.ª fase, com exceção dos alunos retidos por faltas (estes só se inscrevem e realizam Exames/Provas Eq. Freq. na 2.ª fase).

10. Quando ocorrer a sobreposição de dois exames no mesmo dia e hora, o aluno inscreve-se e realiza obrigatoriamente na 1.ª fase o exame, para aprovação ou melhoria de classificação (releva apenas para prova de ingresso), correspondente à disciplina do seu plano de estudos, devendo inscrever-se para a 2.ª fase no exame não realizado na 1.ª fase.

11. O exame final nacional de Inglês, código 550, substitui a prova de equivalência à frequência código 367, pelo que o referido exame poderá ser realizado para conclusão da disciplina de Língua Estrangeira – Inglês, da componente de formação geral dos cursos científico humanísticos, além de poder assumir a valência de prova de ingresso.

12. Os alunos do ensino secundário que anularem a matrícula, numa determinada disciplina, após a penúltima semana do 3.º período letivo, estão impedidos de realizar exame final nacional ou prova de equivalência à frequência nessa disciplina, no presente ano letivo.

13. Os alunos dispõem de 2 dias úteis para se inscrever em exame, após a anulação da matrícula.

14. Os alunos devem consultar todas as informações relativas ao acesso ao ensino superior no Guia Geral de Exames 2021: https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/guia-geral-de-exames-2021

15. Guia das provas de ingresso: https://www.dges.gov.pt/guias/

NOTA IMPORTANTE: Devem estar atentos à esta página, onde serão atualizadas as informações relativas aos Exames